14h30 CET
20/02/2026
Em exclusivo à BTV, nesta sexta-feira, 20 de fevereiro, no Benfica Campus, o treinador encarnado considera que a equipa tem de se "focar e tentar jogar ao mais alto nível" após o exigente duelo frente ao Real Madrid – na 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões –, em "todas as suas facetas".
José Mourinho antecipou ainda mudanças na equipa devido a castigo, no caso de Prestianni, e à necessária gestão física, como exemplificou com Aursnes.
Como é que está a equipa depois do exigente jogo frente ao Real Madrid?
O jogo foi verdadeiramente exigente em todas as suas facetas. Até ao minuto 50, foi um grande jogo, de uma exigência máxima, seja do ponto de vista físico, seja do ponto de vista tático e da concentração que se tem de ter para jogar um jogo daquele nível. Mas depois também não posso deixar de reconhecer que, a partir do minuto 51, até agora – e não vai acabar com a nossa conversa –, não tem sido fácil de gerir emocionalmente tudo o que aconteceu e que continua a acontecer. Mas... há jogo amanhã [sábado], jogo importante, jogo que, para as nossas ambições, para os nossos sonhos, é fundamental ganhar. Temos de nos focar e tentar jogar ao mais alto nível.
"Se queremos continuar a olhar para cima e não para baixo, se queremos olhar para o Sporting e para o FC Porto, e não queremos olhar para o Gil Vicente ou para o SC Braga, temos de ganhar este jogo"
José Mourinho
Fala-se muito da mudança de chip quando se troca de competição. Que AFS espera na Luz? Uma equipa mais próxima da que defrontou o Estoril, ou mais próxima da que jogou as restantes jornadas do Campeonato?
Mais próxima da que jogou com o Estoril, mais próxima da que discutiu durante 120 minutos a qualificação para a meia-final da Taça de Portugal. Acredito mais nesse AFS, acredito mais que o [João] Henriques mudou, e mudou para melhor. A equipa joga melhor, está bem organizada defensivamente e tem o que já tinha – sempre foi uma equipa com jogadores perigosos nas transições. É mais uma equipa que vem ao Estádio da Luz como praticamente todas: vem defender-se, e muito, e vem tentar a sua sorte em contra-ataques. Nós, como lhe dizia anteriormente, se queremos continuar a olhar para cima e não para baixo, se queremos olhar para o Sporting e para o FC Porto, e não queremos olhar para o Gil Vicente ou para o SC Braga, temos de ganhar este jogo.
Em relação à equipa do Benfica: Prestianni está castigado para este jogo frente ao AFS. Espera fazer mais alguma alteração na equipa, agora que também tem mais jogadores disponíveis?
Sim, alguma coisa farei. Como você disse, o Luca [Prestianni] está castigado. Não tenho problema em antecipar que o Fredrik [Aursnes] vai ter de parar. Para podermos ter alguma esperança de que ele possa jogar em Madrid, não está em mínimas condições para ir a jogo amanhã [sábado]. Portanto, alguma coisa faremos, mas sempre com a noção de que o jogo é difícil e temos de o ganhar.