20h10 CET
30/10/2025
Gabriel tem 12 anos e reside em São Mamede de Infesta, na Casa do Kastelo, uma Unidade de Cuidados Paliativos e Continuados para crianças e jovens. Adepto do Benfica, pediu à diretora da instituição, nos dias que antecederam o jogo, que o deixasse ver o Benfica-Tondela pela televisão. Tardio (20h45), o início da partida ultrapassava a hora de deitar. O jovem Benfiquista estava longe de imaginar que não só receberia autorização como veria o desafio no estádio!
Na tarde de quarta-feira, saiu da Casa do Kastelo, conforme lhe foi dito, para ir ver uma cadeira de rodas. A viagem, longa, fez o Gabriel, um rapaz inteligente, expressivo e eloquente – apesar das suas limitações físicas –, desconfiar. Quando estacionaram no Estádio da Luz e percebeu o local onde estava, não controlou a emoção! Era o realizar de um sonho, mas era apenas o início do sonho...
As suas previsões – a vitória do Benfica e os golos de Otamendi e de Pavlidis (aos quais se juntou o de Lukebakio) – foram certeiras. Por si só, já era uma noite memorável, mas tornou-se ainda mais especial quando conheceu os seus ídolos. A ansiedade inicial desvaneceu e Gabriel aproveitou o momento: conversou com os jogadores e com o treinador José Mourinho, tirou fotografias e pediu autógrafos.
Numa ação conjunta, a Fundação Benfica e o Futebol Profissional do Clube voltaram a proporcionar experiências únicas. Certamente o Gabriel guardará consigo este sonho tornado realidade!