14h20 CET
30/01/2026
Depois da noite épica da passada quarta-feira, 28 de janeiro, na Luz, em que as águias venceram os merengues por 4-2, em duelo da 8.ª jornada da fase de liga da prova, o sorteio da nova fase da competição voltou a colocar as duas equipas frente a frente – o Inter era a outra possibilidade – na luta pelos oitavos de final da Champions.
"É difícil ter uma reação muito diferente, independentemente de ter sido o Real Madrid e poder ter sido o Inter de Milão. É óbvio que o facto de termos defrontado o Real Madrid na passada quarta-feira, e da forma como vencemos, será sempre um catalisador para lançar este knockout... Penso que mostrámos na quarta-feira que é possível, e acho que agora vamos tentar fazê-lo a duas mãos. É, obviamente, mais difícil, mais ainda com a ordem dos jogos, jogando o primeiro jogo no Estádio da Luz e o segundo jogo no Bernabéu. Mas, da mesma forma que o conseguimos na quarta-feira, vamos tentar consegui-lo também nos próximos dois jogos e marcar a presença nos oitavos de final da Champions, que é onde o Benfica tem de estar", considerou Mário Branco, em declarações à BTV.
Agora, o objetivo de todo o grupo de trabalho comandado por José Mourinho é "presentear todos os adeptos, sócios e simpatizantes com duas noites mágicas".
"Eu acho que a nossa autoestima, a nossa confiança, esteve sempre em alta. Os atletas sabem perfeitamente que, independentemente do adversário e da competição, o Benfica joga sempre para ganhar. Nessa perspetiva, obviamente, poucos acreditariam que nós conseguiríamos fazer o que fizemos, e isso valida a nossa capacidade. Agora já num momento diferente, com jogadores a regressar de lesões, também com as novas contratações já a poderem ser inscritas. Contra um Real Madrid que será, também, obrigatoriamente diferente: tem jogadores castigados e, provavelmente, encarará esta eliminatória, este knockout, de uma forma diferente. Mas o Benfica, o ADN Benfica e a história centenária do Benfica vivem destas noites mágicas, e nós vamos tentar, novamente, presentear todos os adeptos, os sócios e os simpatizantes com duas noites mágicas, uma na Luz e outra no Santiago Bernabéu", garantiu o diretor-geral para o futebol profissional do Benfica.
Mário Branco falou ainda do eco que o triunfo frente ao Real Madrid teve na sede da UEFA, onde se realizou este sorteio: "A verdade é que fomos felicitados por muitos clubes, mesmo pela própria UEFA, que, de certa forma, o que o Benfica fez no último segundo e da forma como o fez acabou por validar este novo formato da Champions, que é um formato que foi estudado no sentido de conseguir com que as emoções fossem levadas mesmo até ao último minuto, e o Benfica levou isso a um extremo. Nessa perspetiva, feliz, orgulhoso, em representação do plantel profissional, com o reconhecimento que o Benfica teve aqui, tanto dos nossos pares como também da entidade organizadora do futebol europeu."
De recordar que a 1.ª mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões joga-se no Estádio da Luz, no dia 17 ou 18 de fevereiro, e a 2.ª mão no Estádio Santiago Bernabéu, no dia 24 ou 25 de fevereiro.