21h10 CET
26/01/2026
A viverem em contexto de conflito armado na sua terra natal, estas mães – na sua maioria viúvas ou familiares de militares que perderam a vida, desapareceram ou foram capturados – e crianças foram integradas num programa de reabilitação emocional, psicológica e social, promovido pela HelpUA.pt, em cooperação com entidades portuguesas e autoridades ucranianas.
Durante 3 semanas, as famílias permaneceram em Portugal, acolhidas no Centro de Reabilitação Fénix, em Ourém. O programa incluiu acompanhamento psicológico especializado, atividades lúdicas, educativas e culturais, bem como ações de integração social e cultural.
Entre as várias iniciativas desenvolvidas, as crianças partilharam um desejo muito especial: conhecer Trubin e Sudakov. Dois nomes que, para elas, representam inspiração, orgulho e esperança.
O encontro, proporcionado pela Fundação Benfica e pelo Futebol Profissional, concretizou-se. No Benfica Campus, num ambiente de enorme proximidade, empatia e emoção, jogadores e famílias cruzaram histórias e sorrisos. Houve autógrafos, fotografias, camisolas e cachecóis do Clube, mas, acima de tudo, partilha, selada num abraço de compatriotas.
E quando a experiência já parecia irrepetível, o grupo – acompanhado por elementos da associação HelpUA.pt e pelos voluntários desta missão humanitária em Portugal – foi convidado a marcar presença no Benfica-Estrela da Amadora, da 19.ª jornada da Liga Betclic (4-0), disputado no domingo, 25 de janeiro, no Estádio da Luz.
Uma ação que simboliza o compromisso do Sport Lisboa e Benfica com os valores da solidariedade, da responsabilidade social e da dignidade humana, mostrando que o futebol pode – e deve – ser um veículo de união, esperança e apoio a quem mais precisa.